Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fundo Estadual de Cultura - apenas 5% para Bandas de Música



Aproveitamos este espaço para divulgar integralmente o texto abaixo, a nós enviado pelo Maestro Bembem.

   "Ao ver direito a proposta do governo acerca da distribuição dos recursos do FEC, Fundo Estadual de Cultura, que está prestes a ser votado na câmara dos deputados, me certifiquei que,  a porcentagem destinada ao SEBAM - RN (Sistema Estadual de bandas de Musica do RN), é 5% e não 0,5 %, como havia entendido. De qualquer forma nossa posição continua a mesma,  compreendemos que os prováveis  R$ 750.000,00, por ano, são incipientes para atender a 115 bandas, em atuação no estado, as quais envolvem diretamente nas suas escolas de formação teórica e pratica aproximadamente 12.000 alunos.           Esse é o momento de quem esperou, perseverou e lutou já a  quase dois séculos , fazendo o que seria atribuição dos governos, no sentido de disseminar, estimular e manter  a cultura do ensino musical por todas as regiões do estado do RN. Das Bandas saem cerca de 80% dos músicos que hoje estão em atividade no estado, lembrando que muitos estão  em outras  regiões do país e até no exterior. As escolas de musica, Do RN:Instituto Waldemar Almeida, EMUFRN (Natal ) e da UERN (Mossoró ), não atendem nem 5% da demanda de formação e graduação dos nossos músicos, sendo que o mercado exige nessas eras de globalização,  performance técnica atualizada e até qualificada.
  Nesse contexto sabe-se lá como, as Bandas tem sido de longe o principal meio de fomento ao desenvolvimento da musicalidade potiguar, sem contar a contribuição nos aspectos sociais, educacionais, geração de renda e formação cidadã.
  É provável que questionemos: Para quem não tinha nada, já é muita coisa! Engano pensar assim, já que temos muito! O suficiente para apresentar e mostrar durante o tempo que se puder imaginar. Nosso patrimônio é tão imenso e infinitamente rico para a cultura Potiguar,  talvez a nossa principal identidade e que sempre se caracterizou pelo acolhimento e respeito a diversidade  cultural , que caracteriza o nosso país. São quase dois séculos de produção cultural e artística das Bandas no nosso estado se fazendo presentes em todos os momentos importantes dos municípios e via de regra a principal mobilizadora cultural das cidades do interior. Estima-se que a Banda Euterpe Jardinense de Jardim do Seridó, com 152 anos de fundação e em ação ininterrupta, tenha se apresentado mais de 15.000 vezes e  promovido mais de 30.000 ensaios. A Banda de Cruzeta, com apenas 25 anos, já passa de 2.500 apresentações e seus músicos têm na agenda 06 ensaios por semana. Temos na atualidade cerca de 15 bandas com mais de cem anos e mais da metade estão organizada em associações culturais, de maneira que  somos um patrimônio construído no compromisso do amor a arte, a nossa cultura, ao talento e a capacidade de criação do musico dessa terra.
  Não queremos ser intolerantes  nem tampouco ingratos, se não reconhecermos e aplaudimos a ação do governo em implantar o FEC-RN, é um avanço, uma conquista, mas,  não podemos concordar que apenas 5% seja destinado ao SEBAM-RN, pois temos nesse ato histórico contida toda nossa esperança, de podermos nos equipar quanto escola e grupo musical, promover a formação técnica que demanda da ineficiência do estado, promover eventos culturais  e  a cultura musical instrumental, fomentar o movimento de formação e inclusão social, promover e difundir nossos valores criativos e pedagógicos, adequação  e melhorias dos  espaços, desenvolver programas de apoio a registros  fonográficos e literários, etc e etc.
  Para ilustrar podemos comparar o tamanho  da nossa decepção,  tomando como referencia a Orquestra Sinfônica do RN,- OSRN que tem ao final de cada ano um gasto geral de quase o dobro do percentual que tocará as Bandas caso permaneça os 5% que está sendo sugerido no projeto de lei encaminhado pela governadora Rosalba  a ALRN, para ser discutido e votado.Lembrando que apenas cerca de 40 músicos, estão estabilizados nessa importante orquestra, os quais permanentemente  ainda reclamam melhores  condições salariais e de trabalho, necessitando para se apresentarem a  contratação por cachê   de mais cerca de 20 músicos, sendo que as Bandas envolvem diretamente 300 vezes mais pessoas diretamente, na sua maioria crianças e jovens.
  Portanto é justa a nossa reivindicação, esse bolo está mal repartido, esperamos mais uma vez contar com a sensibilidade dos nossos deputados e deputadas e com a mobilização e apoio de todos os maestros, músicos, amigos e  gestores das bandas do RN, para alterarmos para 10% esse percentual, que ainda seria insuficiente, mas com a garra e a disposição que temos, haveremos de triplicá-lo em ações concretas, exemplificando nossa forma de gestão e firmando uma metodologia de resultados práticos e humanista.
  Compreendemos que ESSA É A NOSSA HORA,o nosso tão esperado momento, é pertinente que procuremos todos, urgentemente, contato com os deputados  e deputadas, que são sabedores da importância do nosso trabalho, prova quando num primeiro momento de reconhecimento, aprovaram o Sistema Estadual de Bandas de Musica do RN, mesmo antes da implantação do FEC-RN, e lembramos que criamos também a UNIBAN – União das Bandas do RN, um fato que revela nosso poder de organização e que estamos preparados para fazer deste estado, uma referencia nacional  no  cenário musical.
  Por fim pedimos o apoio da sociedade para nosso pleito,  que é,repito, de cunho sociocultural e artístico, educacional, gerador de renda e desenvolvimento."

Bembem Dantas- Cruzeta RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário