Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Erudito nordestino




Yuno Silva - Repórter

Muito se diz que o futebol é uma 'caixinha de surpresa', e ninguém discorda disso - é fato! Já a música erudita criada por nordestinos é um grande 'baú de surpresas', e isso poucos sabem. No intuito de reverter o quadro de desconhecimento e prestar justa homenagem ao pernambucano Dimas Sedícias (1930-2001), um dos mais importantes compositores para clarinetes do Brasil, entra em cena o projeto "Valores de Nossa Terra". O grupo formado por quinteto de clarinetes e percussão encerra turnê pelo Nordeste em Natal, nesta quinta-feira (3), às 19h30, no palco da Escola de Música da UFRN. Acesso gratuito.
DivulgaçãoProjeto Valores De Nossa Terra, encerra turnê nordestina amanhã, às 19h30, na Escola de Música da UFRN, em homenagem a Dimas Sedícias.Projeto Valores De Nossa Terra, encerra turnê nordestina amanhã, às 19h30, 
na Escola de Música da UFRN, em homenagem a Dimas Sedícias.

Provavelmente o leitor já deve ter ouvido alguma obra de Dimas, mesmo sem saber: é dele a peça "Rói Couro", tema do personagem Chicó utilizada na minissérie e no filme "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. Entre outras que fazem parte do imaginário musical do brasileiro.

Entre os clarinetistas que acompanham o projeto, elaborado em Recife e viabilizado através do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco, figuram dois professores da EMUFRN, João Paulo 'JP' de Araújo e Amandy Araújo. "Eu e Amandy estamos apenas como convidados, todo o projeto é de PE", esclareceu João Paulo, clarinetista e saxofonista. "Já conhecíamos os outros músicos que formam o grupo de encontros e festivais, mas esta é a primeira vez que estamos trabalhando juntos."

Além de JP e Amandy, completam o quinteto de clarinetes os instrumentistas Jônatas Zacarias, também diretor artístico do "Valores de Nossa Terra", Isaías Rafael e Genilson Luiz, mais a presença fundamental do percussionista Antônio Barreto. "As obras de Dimas Sedícias são voltadas exclusivamente para o clarinete, mas pelo tom armorial do repertório, que mistura música erudita com ritmos regionais como o maracatu e o maxixe, a percussão é um elemento importante para dar liga ao conjunto", explicou o professor da UFRN.

O projeto começou a série de concertos dia 20 de abril na cidade de Bom Jardim (PE), onde nasceu Dimas, e já passou por Maceió (AL), Salvador (BA), Recife, hoje se apresenta em Campina Grande (PB) e amanhã em Natal (RN). "Nos encontramos pouco para ensaiar antes do início da turnê, por questões logísticas mesmo. Fizemos algumas viagens para Recife, mas nos concentramos na troca de partituras", informou JP. "Mas o resultado no palco demonstra total sintonia, as composições são muito conhecidas e como estamos seguindo o formato original das obras não houve muita dificuldade para deixar as apresentações redondas". 

Serviço: Concerto "Valores de Nossa Terra" - quinteto de clarinetes e percussão interpreta composições do pernambucano Dimas Sedícias. Amanhã, às 19h30, na Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário